quarta-feira, 17 de março de 2010

Tenho tanto sentimento¹



Tenho tanto sentimento
Que sou completa de alegrias e tristezas
Se um lado de mim sorri ilusões
O outro lado chora certezas

Tenho tanto sentimento
Que circundo o mundo-menino com minhas mãos
E contemplo com olhos maternos
Seus rompantes de Paz e de Guerra

Tenho tanto sentimento
Que trago no peito um pouco de tudo
Da criança que nasce ao velho que morre
Do grito da luz, ao silêncio do escuro

Tenho tanto sentimento
Que não sou mais eu, e como rocha,
Sou apenas fragmento de tudo que passa
Moldada com paciência pelo tempo

Tenho tanto sentimento
Que em minha alma ainda ecoam
 os gritos de dor e de conquista
dos meus ancestrais multicolores

Tenho tanto sentimento
Que me confundo com o mundo
e com cores, e gentes e plantas e cheiros
E ao final, entrego-me inerte e inteira
Para sentir eternamente a noite.





¹ Nome do poema de Fernando Pessoa.

2 comentários: